O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), realizou com apoio do Sebrae/RR o Fórum Conectarr, ocorrido no dia 21 de junho, no Auditório da Sede Administrativa do Sebrae. O evento objetivou impulsionar políticas públicas de conectividade.
Aberto ao público em geral, o Fórum Conectarr discutiu importantes programas como Norte Conectado, Wi-Fi Brasil, PTT-Roraima e Projeto OpenCDN. Na abertura do fórum foi realizada a Assinatura de parceria de Cooperação Técnica entre RNP, SEADI e FAPERR, no âmbito de infraestrutura de internet. Com essa parceria será permitido a cooperação dos agentes na construção de uma infraestrutura para troca de dados entre setores públicos e privados.
A programação seguiu com a apresentação das ações de conectividade da RNP no Brasil, discursada pelo diretor geral da instituição, Nelson Simões.
“Há um conjunto de ações da rede acadêmica brasileira, do ministério de ciências e tecnologia e ministério das comunicações que discute exatamente essa dificuldade que há aqui no estado, dessa incerteza de poder estar inserido em fluxos globais do conhecimento.”
Na ocasião, o diretor destacou o objetivo da reunião.
O objetivo é sairmos daqui com uma visão renovada e com planos de desenvolvimento para que muito em breve a gente tenha a condição de uma integração efetiva, segura e que possa viabilizar a inovação e o desenvolvimento não só das pessoas mas também das instituições.
Representado o governador do estado, o secretário do governo digital Paulo Torres, relatou sobre a dificuldade de conectividade em Roraima.
“É realmente um desafio muito grande desde a origem de Roraima e a chegada da internet no Brasil. Hoje, nós temos um canal de comunicação falho que vive rompendo e isso gera um impacto negativo na nossa vida cotidiana, não só no processo de desenvolvimento social como também no processo da cadeia global de desenvolvimento econômico do Estado.”
Fazendo o uso da palavra, o presidente da FAPERR, Pedro Cerino ressaltou a importância do evento. “Este é um evento muito importante para o estado, onde podemos discutir a importância de tratar da tecnologia e conectividade nas ações do estado de Roraima principalmente na ciência, por isso é o nosso compromisso trabalhar nas ações de ciência, inovação e tecnologia, e fazemos isso utilizando as ferramentas da conectividade.”
O Gerente da Unidade de Gestão da Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae/RR, Wharlisson Aguiar, expressou que a instituição entende a importância da realização de parcerias estratégicas que visem a evolução tecnológica local.
“Esse momento é essencial para darmos o próximo passo e acelerar aquilo que a gente tanto conversa. Nós esperamos que a partir deste evento possamos ter ainda mais iniciativa para evoluir nesse processo que sem dúvida acelera tantos outros processos.”
Já o secretário da Seadi, Márcio Grangeiro, aproveitou a oportunidade e frisou a necessidade de um maior investimento na área.
“É muito provável que alguns aqui tenham tido problemas com conectividade nos últimos dias, por isso a importância deste evento. Nós do governo, enquanto sociedade, estamos a cada dia que passa mais dependentes dessa conectividade, por isso a importância de apoio e investimento nessa infraestrutura.”
Além dos discursos e palestras, o fórum contou ainda com uma mesa redonda dinâmica para extrair dúvidas e respostas mediada por Reginaldo Rubhi, servidor público do estado. Compuseram à mesa: Neerlan Amorim, fundador da RoraiNet Telecomunicações, empresa destaque no setor de telecomunicações; Albert Einstein Lima, um dos fundadores da empresa WEB FIBER Telecom; Nelson Simões, diretor geral da RNP no Brasil; Kleber Lira, secretário adjunto da SEFAZ e Paulo Torres, secretário do governo digital.
“Este é um evento pioneiro em Roraima, visando um diálogo construtivo sobre a conectividade em nosso estado, abordando as oportunidades e os desafios que enfrentamos diariamente nesse campo”, destacou o coordenador técnico na Seadi, Reginaldo Rubhi.
Encerrando o evento, os presentes contaram com a participação do diretor presidente da NIC br, Demi Getschko palestrando por meio de videoconferência sobre os avanços nacionais da internet em 2024 e a relevância estratégica de Roraima na conectividade da região amazônica