ASN RR Atualização
Compartilhe

Seminário do Sebrae/RR mostra tendências do turismo e da economia criativa no Mestre Cervejeiro

Evento reuniu cerca de 80 empresários dos dois setores do mercado, além de alunos do Senac/RR
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

O Sebrae Roraima promoveu na noite desta terça-feira (18), no Mestre Cervejeiro, o seminário Turismo e Economia Criativa: Tendências e Oportunidades. O evento reuniu cerca de 80 empresários dos dois setores do mercado, além de alunos do Senac/RR.

O superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, abriu o evento enfatizando que os segmentos representam uma união “indissociável” que impacta positivamente na economia em geral e destacou a importância de eventos como esse para mostrar exemplos de sucesso.

Esse é o papel do Sebrae: Discutir e trazer experiências de empresários da área que já estão tendo resultados. Nosso papel é fortalecer empreendedores locais, mostrar empreendedores de sucesso. E impulsionar ainda mais essas atividades. declarou ele, parabenizando os empresários que contribuem para esse desenvolvimento.

Emerson baú, diretor superintendente do Sebrae/RR

Segundo a analista técnica Iris Lima, gestora do projeto de Negócios Criativos do Sebrae/RR, a ideia do seminário é mostrar “a conexão que existe entre o turismo e a economia criativa”, apresentar as tendências inovadoras do mercado e promover a interação entre os empresários.

É muito interessante a gente realizar esse evento em um empreendimento local, que inclusive faz parte do segmento do turismo e promover um evento de conteúdos relevantes, com um ambiente propício ao networking e ao mesmo tempo descontraído. pontuou Iris.

Iris Lima, gestora do projeto de Negócios Criativos do Sebrae/RR

Para a empresária Olivia Maiara, proprietária do Mestre Cervejeiro – que existe há oito anos em Boa Vista -, a parceria com o Sebrae/RR para a realização do seminário “é uma forma descontraída de a gente tirar da sala de aula, da palestra, o conhecimento e colocá-lo num lugar mais leve, mais descontraído”.

Palestras

A turismóloga Karynna Stael Macuxi abriu o ciclo de apresentações com a palestra “Turismo: Os caminhos para viabilizar um negócio criativo”. Ela explicou o avanço do etnoturismo e da produção de café na sua comunidade Kauwê, em Pacaraima.

Nós indígenas não imaginávamos a grandeza de nossas potencialidades, porém, lutamos dia após dia para o progresso da nossa comunidade e hoje colhemos os frutos que nos incentivam a produzir mais e mais. E cada dia conseguimos conquistar nosso espaço no mercado incentivando o empreendedorismo local para que todos sejam protagonistas de seu próprio sucesso. disse.

Karynna Stael Macux, turismóloga

Com a palestra “Conectando culturas: a economia criativa como alavanca para o turismo cultural”, o diretor de turismo do Governo de Roraima, Bruno Dantas, citou o potencial do extenso calendário de eventos do Estado, incluindo o São João do Anauá R$ 50,6 milhões) e a Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária). Juntas, as programações movimentaram, em 2023, mais de R$ 550 milhões na economia local.

Dantas ainda enfatizou o crescimento do turismo roraimense, exemplificando a meta de atingir 100 guias credenciados ainda em 2024 e a chegada à marca de quase 400 empresas do ramo cadastradas. “Em 2030 eu esperava esse número. Em 2024, eu já tenho esse número: 358 pessoas cadastradas. Isso é espetacular”, avaliou.

Não é possível realizar qualquer trabalho sem os parceiros que estão aqui. disse se referindo também ao Sebrae.

Bruno Dantas, diretor de turismo do Governo de Roraima

Em “Como a produção audiovisual impulsiona a comercialização de roteiros turísticos”, o jovem produtor audiovisual Jean Steferson explicou como é “realizar os seus sonhos antes mesmo de estar lá”. Ele citou o vídeo que produziu para um sítio no qual apresenta, em um “voo”, pelos potenciais do local. Para o cliente dele, o material gerou mais de 257 mil visualizações e mais de dez mil seguidores.

Tem que ter uma boa apresentação, que convença. disse.

Jean Steferson, produtor audiovisual

Na apresentação “Mostra Picuá: Case de sucesso da economia criativa”, o produtor audiovisual Thiago Briglia lembrou sua trajetória no mercado e explicou a criação do do evento de literatura e cinema para movimentar a economia da Serra do Tepequém.

Essa conexão de arte, cultura e turismo são as melhores formas de tangibilizar esse exemplo da economia criativa. pontuou.

Thiago Briglia, produtor audiovisual