A convite do Sebrae Roraima, a concessionária Roraima Energia S.A. apresentou a empresários do ramo de energia solar na noite de quinta-feira (13) os principais procedimentos para submissão de projetos de usinas fotovoltaicas pelas empresas. O encontro, ocorrido no Edifício Airton Dias, bairro São Francisco, rendeu dúvidas, críticas e elogios.
Responsável pela demonstração, o engenheiro eletricista da Roraima Energia João Souza mostrou os principais procedimentos para aprovação e homologação de projetos solares no Estado.
Temos os nossos prazos e eles se dividem entre submissão, aprovação de projeto e ligação e cada um foi analisado e agora vamos pegar as sugestões para procurar melhorar e mandar pra frente os projetos existentes. garantiu.
Conforme a orientação, as empresas com serviço fotovoltaico devem protocolar a submissão dos projetos de maneira virtual pelo site da Roraima Energia e encaminhar a proposta com prazo de análise de até cinco dias. Caso aprovado, a empresa continuará a encaminhar mais informações e cerca de 20 documentos obrigatórios conforme a Legislação estabelecida pela própria concessionária e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão regulamentador.
Entre as principais documentações exigidas está a procuração da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica para empresa de energia solar, formulários de acesso, de registro da Central Geradora, do titular, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), projeto elétrico e diagramas de Geração, Medição e Proteção, Memorial Descritivo, entre outros pontos técnicos. Para projetos com potência menor ou até 15kw o prazo é de 15 dias, acima disso se estende para 30 as análises.
Pegamos diversas sugestões, nós passamos diversas informações também e eu creio que o público recebeu bem. Foi muito legal essa conversa que a gente teve entre concessionária e os profissionais para tirar algumas dúvidas esclarecer alguns pontos e como eu falei pegar sugestões a gente sempre procura melhorar. agradeceu Souza.
Quando os encaminhamentos não estão no padrão, o processo não avança e entre os empecilhos está, quando ocorre, a falta da procuração do contratante para empresa contratada. “Afinal quem está respondendo, está representando o cliente perante a Roraima Energia, o responsável técnico precisa de uma procuração”, respondeu.
Mesmo com a percepção de crescimento local, o mercado de energia fotovoltaica não representa 1% em comparado com outros estados da Federação brasileira, de acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar.
Contudo, a procura por consumidores reflete na abertura de novas empresas do segmento. Pensando nesta evolução, o Sebrae Roraima tem investido em cursos e capacitações para empresários do ramo, como explicado pelo analista Lucas Wolkarte.
Ter uma capacitação voltada para a submissão de projeto de energia é super estratégico, é um ponto muito sensível para eles, então como o Sebrae tem essa missão de conectar as partes interessadas, a Roraima Energia e os empresários do projeto de energias renováveis, queremos promover cada vez mais o diálogo com essas duas partes interessadas. disse Wolkarte ao acreditar que, desta maneira, ajude a fortalecer o mercado e beneficiar a sociedade.
Há três anos, a RoraiSol Soluções em Energia Solar conhece os trâmites junto a concessionária. Para João Danilo, o encontro foi produtivo e proveitoso para sanar dúvidas e apresentar as dificuldades das empresas na tentativa de submeter os projetos para aprovação em consonância a legislação.
“Foi bem esclarecedor, eles mostraram que estão sempre abertos ao diálogo e vão apresentar atualização”, disse Danilo, que ao seu ver enriquecerá o mercado local. As adequações e cuidados da empresa também ajudam no processo. “Para que não seja reprovado no final então o trabalho é duplo da concessionária com a gente e assim tem evoluído, eu creio que vai melhorar cada vez mais”, acredita.
Diálogo é a chave para resolver problemas, acrescentou Breno Albuquerque, da PI Beta Soluções. “Nem tudo se resolve apenas com sistema, essa aproximação entre a concessionária e a empresa é benéfica no sentido de sanar alguns problemas enfrentados no dia a dia que às vezes acaba causando desgaste, frustração e faz parte de todo um processo construtivo de melhora da submissão de projeto e no crescimento do segmento como um todo”, e espera as atualizações das normas para agilizar os prazos e beneficiar, principalmente, os clientes.
Curso com inscrições abertas pelo Sebrae Roraima
E por falar em capacitação em energia renovável, o Sebrae Roraima está com inscrições abertas para o curso “Projetos Fotovoltaicos – da interpretação ao desenvolvimento”, a ocorrer de 18 a 21 de junho, na Sicredi da avenida Ville Roy, 5480, no Centro de Boa Vista, com Isaque Guanabara. Informações a respeito de investimento e formas de pagamento estão a disposição na Loja do Sebrae Roraima.
“Vamos trazer esse curso para vários empresários do projeto, mas também para toda cadeia de profissionais da energia do estado de Roraima”, e ressaltou que o palestrante tem mais de 10 anos de experiência no mercado de energia renovável e já atuou em empresas de renome mundial.