O Sebrae Roraima realizou, na noite desta quarta-feira (8), no Edifício Airton Dias, a oficina Planejamento Financeiro. A capacitação reuniu 14 empresários e gestores de empresas de setores da economia local, como o alimentício e de bebidas.
A apresentação foi ministrada pela consultora da instituição, Kelia Milhomem, administradora especializada em Gestão Financeira. No evento, ela explicou que planejar as finanças significa projetar receitas e despesas que indiquem a situação econômica de uma empresa.
Essa oficina é uma introdução do que será trabalhado no decorrer dos atendimentos presenciais. Aqui é pra eles conhecerem um pouco as ferramentas de planejamento, como fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e controle de estoque. destacou.
A capacitação buscou transmitir uma melhor compreensão de nuances financeiros e da definição de estratégias adaptadas, além de ensinar sobre a redução de riscos e a tomada de decisões mais bem pensadas nos negócios, e ainda possibilitar networking (rede de relacionamento) entre os empresários.
Após a oficina, o Sebrae oferecerá aos empreendedores 10 horas de consultoria individual personalizada sobre a temática, a qual pode incluir análises de custos de produção, precificação de produtos, gestão de estoques e controle de desperdícios.
As consultorias servirão pra que eles coloquem em prática nos empreendimentos o conhecimento adquirido na oficina.Acrescentou o analista técnico do Sebrae/RR, João Marcos Souza, da Unidade de Competitividade Empresarial da instituição.
Representante de uma fábrica de polpa de frutas com 18 anos de atuação no mercado roraimense, Janderson Almeida, 26, avalia que a capacitação será de “grande valia” para o empreendimento. “Pelo fato de o financeiro o coração da empresa”, explicou.
Proprietário de uma loja de donuts que existe há quatro anos, Bladimir Salas, 32, elogiou a oficina.
No financeiro, a gente consegue ver o resultado dos nossos esforços, a base. Uma precificação incorreta pode não te dar lucro. Vendas são importantes, mas o financeiro tem o mesmo peso. destacou.
O evento foi o segundo das três oficinas oferecidas pelo Sebrae sobre temáticas básicas a respeito da gestão dos negócios. A primeira abordou o planejamento estratégico, enquanto a terceira irá tratar acerca de marketing e vendas. Todas ofertam 10 horas de consultorias personalizadas.