ASN RR
Compartilhe

Sebrae Roraima se destaca com 2ª edição da Feira do Agronegócio no Festival da Melancia em Normandia

Espaço reuniu segmentos variados da economia roraimense, desde o cultivo a manejo de plantas a venda de maquinários pesados
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Sebrae Roraima se destaca com 2ª edição da Feira do Agronegócio no Festival da Melancia em Normandia

Produtores de Normandia e região Oeste de Roraima tiveram na 18ª Edição do Festival da Melancia um espaço amplo e segmentado para expor e vender produtos e serviços, a 2ª Feira do Agronegócio do Sebrae Roraima. O evento começou na sexta-feira (5) e terminou neste sábado (6), no Parque de Exposições Valmir G. Oliveira.

Animada com a visibilidade, a floriculturista Raimunda Guimarães levou para vender mudas e Rosas do Deserto já floridas. Além de comprar, o visitante ganhava orientações em como manusear a planta e a preparar o melhor insumo para estimular o crescimento regular das folhas, flores e caudex.

Para mim foi uma oportunidade maravilhosa de poder mostrar o que eu sei sobre as plantas, era um sonho. Geralmente a gente mostra a um pequeno público na nossa cidade, mas estar aqui nessa feira, poder falar a um público maior, é muito importante. contou a mulher que há mais de quatro anos se dedica a disseminar conteúdos na internet, por intermédio de plataformas de vídeo, sobre o cultivo da Rosa do Deserto, a Plantas da Rai, no YouTube e Kwai.

Vizinho a ela, o vendedor da Casa Paraíba, Jader Mendonça, destacou que são em ambientes como este da Feira do Agronegócios que as movimentações financeiras nascem e seguem semanas, com levantamento de preços, acordos e fechamentos de compras.

Estamos com uma forte gama de implementos agrícolas, máquinas, roçadeiras, motobombas, motosserras, geradores e a nossa expectativa é a melhor possível e tivemos muitas visitações por agricultores locais e esperamos fechar bons negócios. complementou.

As tradicionais panelas e utensílios de barro marcaram presença na Feira. Os visitantes conheceram, até compraram, mais da arte indígena das mulheres da Raposa Serra do Sol.

Pela primeira vez eu trouxe as panelas de barro da Raposa e gostei, saíram muitas peças. comemorou a artesã indígena Cleocimar Raposo.

Cleocimar Raposo, artesã indígena.

Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima, Silvio de Carvalho, o Festival e a Feira de Agronegócio mesclou as participações de indígenas e não-indígenas e criou ambiente oportuno para fazer negócios.

Tivemos aqui melancia para competição e outras atividades, mas também tivemos rodada de negócios. Participam de um processo muito importante, não só o Sebrae, os parceiros como a Federação da Agricultura, FAERR, Senar, OCB, ou seja, todo um sistema produtivo se encontra aqui sob orientação do Sebrae para distribuir seus serviços e orientações gerais para o desenvolvimento desse município. explicou Carvalho.

Silvio de Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima.

Além do Sebrae Roraima, foram parceiros no desenvolvimento do 18º Festival da Melancia: Caixa Econômica Federal, Faerr (Federação da Agricultura de Roraima), Sicoob, Embrapa, Fierr (Federação da Industria de Roraima) e Governo do Estado com secretarias e instituições: Agência Desenvolve, Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Aderr (Agência de Desenvolvimento de Roraima), Iaterr (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras de Roraima) e Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima).

Presente no evento, o governador Antonio Denarium (Progressistas) elogiou a parceria e atuação do Sebrae Roraima em todos os municípios.

O Sebrae agora, na nova gestão, está valorizando o empreendedorismo, desde os cursos de capacitação e trabalhando em todas as Feiras do Estado de Roraima, a exemplo da Feira da Banana em Caroebe [Sul], a Festa do Abacaxi no Cantá, ou seja, está trabalhando em parceria com o Governo, Prefeitura e produtores e é desta forma que faz com que a economia do Estado aumente, mais emprego e mais renda. declarou.

Antonio Denarium, governador do estado.

No último dia 4 de abril, a Prefeitura de Normandia foi a segunda colocada no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Produtiva com o projeto “Empoderando Mulheres – Conectando Forças e Transformando Vidas”. Para o prefeito Dr. Raposo, o Sebrae é presença garantida no município e a Feira atraiu mais pessoas para região.

Vendo Normandia como um grande potencial em todos os setores, principalmente no agronegócio, e nós só temos a agradecer ao Sebrae Roraima por todo trabalho que vem fazendo em todo Estado.agradeceu Raposo.

A esquerda, Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae/RR, a direita, Dr. Raposo, prefeito de Normandia.

Ainda dentro da programação ocorreu o primeiro Encontro de Lideranças Rurais – Fortalecimento das Organizações Rurais, mediado por Silvio de Carvalho. Houve apresentação das execuções de projetos por instituições como Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), sindicatos e federações ao longo de 2023, com apoio do Sebrae Roraima.

Competição revela: a melancia mais pesada de Normandia tem 46,2 kg

Produtores participantes da Feira de Agronegócios competiram pela melancia mais pesada. Sete apresentaram ao público as frutas que passaram pela balança. A primeira colocada foi do produtor Raimundinho da Melancia, com 46,2kg. A segunda colocada registrou 44,6Kg, enquanto o terceiro ficou em 34,6 kg.

O segredo, segundo Raimundinho, é o tempo de plantação. “Muito amor e dedicação, ela foi plantada no início de janeiro, de 90 dias”, explicou. Os produtores alegaram que para esta safra, os frutos foram afetados pela mudança climática na região.

Após a pesagem, parte dos frutos serviram como subsídio para a competição de quem come mais melancia.

Vitrine tem mostra de espécies de melão e melancia

Na entrada do Parque de Exposições, os visitantes do Festival tiveram a chance de conhecer a Vitrine da Feira de Agronegócio com espécies cultivos diferenciados. O produtor Marcos Barcelos participa pela segunda vez da Vitrine, onde frisou o apoio do Sebrae Roraima no fomento ao espaço.

“A proposta é mostrar aos produtores rurais de Normandia o potencial produtivo de melão, melancia, macaxeira, mandioca, batata, milho, arroz, até plantação de capim nós estamos implantando nessa vitrine”, e Barcelos garantiu que isso estimulou aos produtores participantes a começar a plantar melão na região.