ASN RR
Compartilhe

Consultor do Sebrae/RR explica aos alunos da UFRR como fazer o mapa visual de negócios

Capacitação faz parte de disciplina de curso de Mestrado da instituição de ensino. Ferramenta resume em uma só página o plano para solucionar lacunas no mercado
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

O consultor do Sebrae Roraima, Renato Moura, ministrou nesta quarta-feira (27) a oficina Canvas, o mapa visual de negócios, para os alunos do Profnit (Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Moura detalhou o passo a passo do Business Model Canvas, uma ferramenta que resume em uma página o projeto do empreendedor. Nessa apresentação, o empresário tem que explicar como resolver um determinado problema e alcançar o seu objetivo.

O empreendedor, geralmente, quando vai abrir a empresa, precisa de um plano de negócios. É uma ferramenta muito extensa: plano executivo, de finanças, de marketing e de gestão de pessoas. O Canvas facilita isso numa folha só. destacou o palestrante, graduado em Administração e especializado em Educação Empreendedora.

-

Renato Moura, consultor do Sebrae Roraima.

O Canvas inclui informações, como: proposta de valor; relacionamento; canais; segmento de clientes; parcerias, atividades e recursos chave; estrutura de custos; e fontes de receita. Com esses conhecimentos teóricos, os participantes tiveram que colocá-los na prática, diretamente no papel.

Para a mestranda Carolina Lima, gerente de uma empresa que atua há sete anos no mercado de internet fibra óptica em Roraima, a oficina abriu sua visão em como melhorar o posicionamento de sua marca no mercado.

Me abriu olhos para estruturar, como buscar novos clientes, como relacionar aqueles clientes com os meus custos fixos que tenho hoje, para poder agregar valor à minha marca e evoluir ainda mais a propagação do meu produto. afirmou.

-

A oficina foi uma atividade da disciplina de Seminário de Projeto de Pesquisa do curso de Mestrado, liderada pelas professoras Jaqueline Rosa e Lena Simone, doutoras, respectivamente, em Administração e Geociências. A ideia da capacitação do Sebrae, em parceria com a UFRR, é que os alunos compreendam o Canvas para desenvolver um projeto em prol da sociedade como requisito para obter nota no programa de pós-graduação.

O objetivo é que o aluno, ao entregar o pré-projeto, entregue o produto de uma ideia que configura um produto técnico-tecnológico. E ter a ferramenta do Canvas auxilia esse protótipo que o aluno deverá entregar ao final do Mestrado. explicou Jaqueline.

“O aluno pode seguir por vários caminhos dentro do programa, como desenvolver um aplicativo, um ebook, um curso, uma patente”, acrescentou Lena.