A ideia de que só é empreendedor quem possui uma empresa foi desmistificada na palestra Sei Empreender, realizada nesta terça-feira, 26, no Sebrae Airton Dias. Ministrada por Max Fraga, consultor da instituição e especialista no ramo, o foco foi orientar o público sobre o processo e características do empreendedorismo.
Entre as características apresentadas, a palestra ressaltou a importância de uma gestão eficaz para o crescimento do negócio, sendo ela o que faz de fato o empreendimento prosperar. Nesse quesito, Daniel Andrade percebeu que mesmo empreendendo desde 2009 ainda é preciso aprender muito nessa caminhada. Ele tem uma empresa de comunicação visual e gráfica com a família e estão em processo de ampliação do negócio.
Essa característica do empreendedor, gestão, acho que preciso aprender bastante sobre isso e estou estudando. Além dessa estou fazendo outras oficinas no Sebrae que abrangem esses assuntos porque a gente tem que aprender, contou Daniel.
Entre os pontos destacados, o palestrante salientou que o empreendedorismo vai além da figura do empresário, na verdade é uma mentalidade de constante desenvolvimento e realização. À exemplo, passar em um concurso público também é uma forma de empreender, pois requer planejamento, perseverança e capacidade de executar o que se propôs. Para Fraga, a capacidade criativa de solucionar problemas é a marca registrada do caráter empreendedor.
Não basta só você entender, tem que se apropriar dessas características e colocar em prática, que aí vem o resultado. Muitas pessoas têm isso na cabeça de que o empreendedor é necessariamente um empresário, mas daí tu trouxe aí pra desmitificar que não. O empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza suas visões, pontuou Max.
Os empreendedores que estavam no público eram de diferentes segmentos, turismo, beleza, comunicação visual. Entre as características apresentadas a eles estavam a autoconfiança, planejamento de metas, correr riscos calculados, busca de oportunidade e iniciativa, comprometimento e persistência.
A Meire dos Santos é responsável por gerir a Feira do Mirante e lida com cerca de 40 expositores. Ela tem a missão de incentivar esses negócios a se destacarem e crescerem no mercado roraimense. Para ela, essa oportunidade do Sebrae/RR foi crucial para esclarecer a mentalidade empreendedora.
O que absolvi hoje também posso passar pra eles. Eles têm um pouco de dificuldade de saber o que é empreender, muitas vezes vendem bem, mas não sabem para onde vai o dinheiro. A falta de informação gera isso, é preciso procurar estudar pra saber como lidar nesse pequeno empreendimento deles. O acompanhamento do Sebrae é uma porta grande de oportunidades, tanto na questão da informação quanto da consultoria, ressaltou Meire.
A palestra ofereceu insights valiosos para quem busca desenvolver o espírito empreendedor, independentemente de possuir ou não uma empresa.