A inovação tecnológica é uma realidade que não dá para fugir e atinge também o processo de aprendizagem de forma latente. Nesse sentindo, professores de escolas estaduais atendidas pelo Sebrae/RR, por meio do Ali Educação Empreendedora, foram orientados sobre a ferramenta Chat GPT no contexto educacional, nesta quinta-feira, 21, no auditório da sede do Sebrae/RR. Ao todo cerca de 40 pessoas estiverem presentes.
O grupo contemplado com a palestra são docentes do Colégio Estadual Militarizado Carlos Drummond Andrade. Devido há uma ideia de projeto voltada para a tecnologia e iniciação cientifica a agente local de inovação, Anelissa Palmeira, sentiu a necessidade de apresentar a qualificação para a gestão da unidade de ensino que celebrou a iniciativa.
Trouxemos uma introdução do que seria a inteligência artificial para ajudar eles dentro da sala de aula e facilitar a vida do professor. explicou.
Na ocasião alguns professores da Escola Estadual Euclides da Cunha, atendida por outra agente, se interessaram pelo tema e participaram do momento de aprendizado ministrado por Adnan Albuquerque, que também é agente local de inovação do projeto Ali Produtividade.
A gente viu um apanhado de ferramentas, entre elas o Copilot, o Germini do Google e o chat GPT, onde traz recursos para otimizar o tempo da criação de um plano de aula, da correção de atividades e da expertise para a gente conseguir também criar slides com apenas três cliques. Eu trouxe também recursos para o professor conseguir identificar que a atividade foi feita através de ferramentas de inteligência artificial que traz a porcentagem que foi utilizada pelo aluno.esclareceu Adnan.
As ferramentas chamaram a atenção da professora há mais de 20 anos, Erika Bezerra. Ela está há três anos no atendimento de alunos com autismo, dessa forma enxergou novas possibilidades com a ferramenta apresentada.
Vejo assim uma oportunidade de desenvolvimento para nossos alunos. Eu achei uma maravilha porque é mais fácil a gente encontrar algumas atividades adaptadas para eles. celebrou.
ALI EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O Programa ALI Educação Empreendedora iniciou em 2022, como uma ramificação do Programa ALI, se tornando uma ferramenta estratégica para levar empreendedorismo, transformação e vontade de inovar para dentro das escolas. Dessa forma, gerar mudança nos métodos educacional, oxigenar os aprendizados e sensibilizar a comunidade pedagógica para além da teoria no ensino.
A proposta é fomentar a inovação através do ensino para os professores, profissionais de educação em geral, então o tema com o programa deu match e isso vai potencializar com certeza os trabalhos e vai agregar valor de forma exponencial. salientou o coordenador da Educação Empreendedora, Tálison Silva.
Os agentes locais de inovação atuam nas escolas com o desenvolvimento de competências integradas à construção de projetos de vida dos estudantes e da comunidade escolar. O papel desempenhado por eles é crucial na inovação dentro do sistema de ensino, com a inserção do empreendedorismo na educação.