ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae participa de painel sobre mercado de trabalho e empreendedorismo

Evento ocorreu no Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul, no último dia 20
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul

Representando o Sebrae Roraima, o superintendente Emerson Baú, participou do painel “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo no Brasil e em Roraima” durante o segundo dia do Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul, evento promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) que está acontecendo no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), desde o dia 19 de março e encerra nesta quinta-feira.

Trazendo a discussão sobre as dificuldades que os imigrantes e refugiados passam para conseguir um emprego formal como barreiras culturais, falta de fluência do idioma e xenofobia, o painel evidenciou que criar o seu próprio negócio é uma das principais alternativas que esse público enxerga como uma oportunidade de transformar sua vida.

Destacando experiências locais sobre o empreendedorismo e o papel do Sebrae Roraima em impulsionar este setor, o Superintendente Emerson Baú, pontuou que empreender não tem barreiras e fronteiras.

Estar presente neste encontro foi extremamente importante porque conseguimos mostrar que o Sebrae é uma instituição que pode contribuir no aspecto do desenvolvimento sustentável da região, através de capacitações, orientações e consultorias que vão ajudar os empreendedores a impulsionar o seu negócio seja ele imigrante ou não, pois somos uma instituição que atende a todos. frisou Baú.

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae/RR.

Compartilhando dados significativos em relação ao saldo de empregos formais para estrangeiros em Roraima no ano de 2023, o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, apresentou a palestra “O mercado de trabalho para a população migrante de Roraima” evidenciando que somente em 2022, mais de 30% dos empregados formais eram estrangeiros.

O setor do comércio é o que mais emprega esse público representando 60% das vagas, então apesar da nossa economia ser pequena devido ao tamanho do estado, esses dados demonstram que estamos tento um crescimento significativo e que os imigrantes possuem uma grande participação no mercado de trabalho local. esclareceu Martinez.

Fábio Martinez,, o assessor econômico da Fecomércio-RR.

Visando impulsionar esse espaço de aprendizagem o Sebrae/RR trouxe a palestrante, professora e doutora do programa de pós-graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Andrea Poleto Oltramari. Em sua apresentação, ela explicou sobre o projeto ‘Observatório da Emigração Brasileira’, iniciativa que visa dar visibilidade e apoio às experiências de brasileiros que empreendem no exterior.

Sabemos que há preconceitos e barreiras que impedem a entrada desses imigrantes no mercado de trabalho e queremos mudar esse cenário através do apoio e parcerias de instituições do Brasil que possam dar esse suporte para eles desenvolverem seus negócios. destacou Andrea.

Andrea Poleto Oltramari, professora e doutora do programa de pós-graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enriquecendo esse espaço com sua jornada como imigrante venezuelana, empreendedora, e proprietária da empresa de artes e artesanato ‘ProcriArt Aweku’, Norelis Nathalie, sensibilizou e inspirou os participantes com a história do seu negócio.

Mais que uma loja, meu empreendimento é uma jornada de vida, pois transformei minhas dores pessoais em algo que além de proporcionar o sustento da minha família também é um negócio que valoriza a cultura indígena. disse Norelis.

Norelis Nathalie, proprietária da empresa de artes e artesanato ProcriArt Aweku.

Em seu discurso, a empreendedora acrescentou que o Sebrae Roraima faz parte da história do seu negócio e que através de capacitações, palestras e participações em projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino como o Sebrae Delas, ela compreendeu que reconhecer seu talento é fundamental para iniciar seu próprio empreendimento.

Durante todo este tempo aqui em Roraima tenho evoluído não somente como empreendedora, mas também a nível pessoal. Ter esse reconhecimento por parte do Sebrae é emocionante, pois eu sou a primeira mulher venezuelana a ganhar o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios depois de 19 edições, então poder contar todo o processo que passei e inspirar outras mulheres foi empolgante. concluiu.

FEIRA DE OPORTUNIDADES

Gerando renda e visibilidade para os pequenos empreendedores, na entrada do CAF, está ocorrendo uma feira cultural e empreendedora, das 16h às 20h30, com 17 expositores com vendas de artesanato indígena, bebidas, alimentos, artigos de decoração, bijuterias e utensílios domésticos. O espaço dedicado a comercialização, demonstração e degustação dos produtos ocorrerá até o dia 21 de março.

Com uma expectativa de público de cerca de 300 pessoas, a feira conta com os seguintes expositores: Cooperativa Roraimel, Café Monte Roraima, Bebidas Monte Roraima, Artesania, Artesanatos Warao, Frizante, Grupo Parima, Eunice Reges, Art Cores RR, Jau Isia, Museu a Casa Artesania Warao, Exclusivas Je, Procriart Awekü e Sebrae Roraima Atendimento.