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Empresárias aprendem técnicas de vendas utilizando o WhatsApp

Em homenagem às mulheres, o Sebrae preparou uma programação voltada a impulsionar, com a ajuda da tecnologia
Por Sebrae/RR
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Em homenagem às mulheres, o Sebrae preparou uma programação voltada a impulsionar, com a ajuda da tecnologia, empresas conduzidas por elas; “A Semana é Delas” conta ainda com palestras sobre o combate à violência doméstica e marketing pessoal

Quem quer vender mais tem que saber se comunicar e usar as novas tecnologias a seu favor. Uma das ferramentas que auxilia inúmeros empresários e microempresários é o WhatsApp. O aplicativo de conversas revolucionou as relações e hoje é visto como um poderoso aliado no mundo dos negócios. Na versão Business os empreendedores podem criar uma loja digital e automatizar o atendimento inicial.

Para ajudar as mulheres empresárias de Boa Vista, o Sebrae abriu oficialmente a “Semana é Delas”, de 4 a 8 de março, com a palestra “Venda mais usando o WhatsApp”. A programação aconteceu na unidade Asa Branca, na zona Oeste de Boa Vista, em uma das importantes regiões de comércio da Capital.

Ana Paula Pereira, de 51 anos, não tem tempo para perder e qualquer ajuda é bem-vinda para impulsionar o negócio de joias em resina que já tem um ano. Afastada do cargo público por questões familiares, ela se reinventou em Roraima e usou os conhecimentos que tem como engenheira química para empreender. Nas redes sociais a conta da loja, @ap.acessoriosresina2022, tem mais de 1.700 seguidores.

Hoje eu vim aprender como que eu faço para divulgar mais o meu produto, usar o WhatsApp. Essas coisas antes eu não precisava fazer na minha profissão [engenheira química], mas agora nesta nova área que estou, preciso muito do Sebrae para melhorar, disse a carioca que vive em Roraima há cinco anos.

Ana Paula Pereira, de 51 anos, empreendedora.

O projeto “Sebrae Delas” representa uma iniciativa crucial no cenário empreendedor contemporâneo focado na promoção da equidade de gênero e no empoderamento das mulheres no mundo dos negócios. Ao oferecer capacitação, mentoria e apoio específico para empreendedoras, o programa não apenas estimula a participação feminina no mercado, mas também contribui para o fortalecimento da economia local e nacional.

Jesana Figueira, analista do Sebrae e umas coordenadoras da Semana, conta que esta edição além das capacitações as mulheres poderão expor seus produtos em uma feira. “A programação de capacitações todos os dias a gente tem, além de atendimento empresarial, que aí entra tanto informações sobre formalização do MEI, como consultorias, orientações entre outras coisas. Tudo o que uma empresária ou uma futura empresária quer tirar dúvidas sobre negócios ou sobre a abertura de empresas, ela encontra aqui”, explicou.

Jesana Figueira, analista do Sebrae e umas coordenadoras da Semana.

A semana, realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, desempenha um papel fundamental na construção de um ambiente empresarial mais inclusivo, diversificado e igualitário, onde o talento e o potencial empreendedor feminino são potencializados.

A Raissa Furtado e a amiga montaram uma empresa de panos de prato. Esta semana elas vão mostrar os produtos na feira. O stand já está pronto. Mas elas também estão aproveitando o momento para se qualificarem. As duas aprenderam mais sobre o WhatsApp Business.

Eu ainda não tinha conhecimento sobre as vendas no WhatsApp. Isso vai me ajudar para encaminhar as vendas que ainda não estão no ritmo desejado”, se empolgou a jovem empreendedora de 27 anos. “A ferramenta ainda otimiza nossos investimentos, como gastos com combustível e o tempo de atendimento, concluiu.

Raissa Furtado e a amiga donas de uma empresa de panos de prato.

A primeira palestra também chamou a atenção da Lilian Assayag, de 40 anos, empreendedora no ramo da saúde. Ela montou uma clínica voltado a atender crianças e adultos com o transtorno do espectro autista. A psicóloga conta que decidiu investir ao perceber a carência do Estado para atender essas pessoas.

“Como eu abri essa empresa eu preciso ter qualificação e vim para poder aprender mais usar essa ferramenta tão presente no nosso dia a dia. Aqui no curso [palestra] eu já coloquei em prática o que aprendi”, contou a participante que se sentou na primeira fileira de uma sala cheia de mulheres com vontade de expandir os negócios. “Essa semana você vai me ver mais vezes. Hoje já saio contente com o que aprendi”, avaliou Lilian.

Lilian Assayag, de 40 anos, empreendedora no ramo da saúde.

Apesar de ser uma tecnologia muito presente no dia a dia das pessoas, o WhatsApp ainda é pouco explorado na sua totalidade, ressalta o analista do Sebrae João Batista. “Aqui vou ensinar como diminuir essa distância entre o empresário e o cliente, lembrando que o diálogo é o primeiro processo da venda, por isso, é importante aprender essas tecnologias que facilitam esse diálogo”, destacou.

O palestrante ainda deu dicas com base em experiências pessoais de como atender de forma mais satisfatória o cliente. “O grande erro das pessoas está no tempo de resposta. O melhor tempo de resposta é entre 15, 20 minutos. E é possível usar o WhatsApp para não deixar o cliente esperando”, orientou Batista.

Semana é Delas

“Mulher, negra e empreendedora”. É assim que a Valdeniza Bezerra, de 48 anos, dona da empresa Pimentas e Delícias Daval se define. Ela fez questão de participar da “Semana é Delas” porque acredita que vai lhe favorecer, fazer crescer. “O Delas tem um potencial muito grande voltado para nós e mostra que podemos tudo”.

Em um discurso de abertura motivante, o diretor técnico do Sebrae, Doan Rabelo, falou sobre os desafios de empreender, o que segundo ele pode ficar mais fácil de ser superado com qualificação.

Quem tem conhecimento e informação tem poder. No mundo dos negócios quem está ligado, antenado nas plataformas digitais, vai chegar na frente. Eu tenho certeza de que vocês vão sair daqui bem melhores.

Valdeniza Bezerra, de 48 anos, de branco, dona da empresa Pimentas e Delícias Daval.

Doan destacou ainda a força feminina no Sebrae. Segundo ele, são 18 mulheres a frente da instituição. “Isso mostra a importância que damos para o aspecto feminino relacionado a gestão”, ressaltou o diretor técnico reforçando que “o papel do Sebrae é esse: levar capacitação, conhecimento. E é isso que vamos fazer essa semana para vocês, mulheres”.

O evento segue até domingo, dia 10, com uma Feira de Agricultura Familiar, na unidade da Avenida Ataíde Teive, 4690, Asa Branca. Para se inscrever é preciso entrar no site rr.loja.sebrae.com.br. A programação é gratuita.