ASN RR Atualização
Compartilhe

Primeira turma de Empretec do ano marca entrada do seminário de Roraima ao mundo digital

Atividades iniciaram no dia 19 de fevereiro com mais de 60 horas de conhecimentos e autodesafios no mundo dos negócios
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Atividades iniciaram no dia 19 de fevereiro com mais de 60 horas de conhecimentos e autodesafios no mundo dos negócios.

O Empretec em Roraima entrou “de cabeça” no mundo da tecnologia. A Turma 108, a primeira de 2024, deu o start para a o ingresso do Seminário na era da tecnologia. A imersão iniciada em 19 de fevereiro e concluída no dia 24, no edifício Airton Dias, do Sebrae Roraima, no bairro São Francisco, reuniu 26 homens e mulheres com o mesmo intuito: aprimorar ou conhecer comportamentos empreendedores.

“Se você quer vencer tem que ser diferente”, incentivou o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Roraima, Almir Sá, em discurso de encerramento da turma. Sá compartilhou experiências de vida com os Empretecos e os incentivou a seguir e fomentar a economia de Roraima.

Aqui vocês são pessoas privilegiadas. Vocês pararam uma semana para pensar, para aprender com eles [os facilitadores], mas eu acho que vocês pensaram milhares de coisas que eles nem imaginam, ‘turbilharam’ e quem sabe desse turbilhão de coisas saiam a mudança de vida das pessoas, acrescentou, o diretor.

O seminário foi conduzido integralmente pelos facilitadores Luiz Fescina, de Rondônia (RO), e Nirval Queiroz, de Roraima. Sair do analógico para o digital é acompanhar a transformação do Mundo.

Roraima está sendo um dos 10 primeiros Estados a implantar o digital, mas a grande vantagem dele é que não muda nada para o resultado do que a gente tinha. Os participantes continuam da mesma maneira, trabalham bastante, garantiu Fescina.

Facilitadores Luiz Fescina, de Rondônia (RO).

Dedicar-se a aprender e empreender exige comprometimento e sacrifícios. “Foi uma semana bastante cansativa, mas por terem se desafiados durante a semana e o melhor foi que eles se propuseram a fazer, correram atrás e puderam colocar o comportamento empreendedor em prática para, mais para frente, terem melhores resultados”, complementou o facilitador Luiz Fescina.

Com mais de 30 anos de implementação pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Empretec é o maior programa intensivo para formação empreendedora do Mundo, presente em mais de 40 países, e no Brasil é desenvolvido pelo Sebrae. “E apesar de ter tanto tempo, até hoje ele consegue produzir excelentes resultados depois nos participantes”, acrescentou o facilitador.

O facilitador Nirval Queiroz parabenizou a Turma 108 por enfrentar a inovação. “Juntou a metodologia do Empretec tradicional com os jogos digitais. Executamos o mesmo curso que o Sebrae promove há 30 anos e agora, pela primeira vez, com todas as atividades realizadas com equipamentos de informática, computadores, telefones, ganha-se velocidade, agilidade, a essência do empreendedor permanece a mesma”, justificou, Queiroz.

Facilitador Nirval Queiroz.

Experiência ampliou visão de quem empreende em Roraima ou sonha em montar o próprio negócio

Foram mais de 60 horas dedicados ao conhecimento. Ao final, os participantes receberam os certificados de conclusão do Empretec e preencheram a bagagem de sonhos e vontade de contribuir ainda mais com a economia de Roraima. Participaram empreendedores de segmentos diversificados e pessoas que vislumbram empreender.

É o caso da Anna Karoline. Acadêmica de Engenharia Civil, comunicativa, tem a vontade de transformar o setor da construção de Roraima. “A nossa cidade está crescendo e vejo a carência de tecnologia, eu vejo muitos vídeos estrangeiros de tecnologias avançadas, práticas e eficientes e que não temos no mercado e eu quero ser a pessoa a trazer isso para o meu Estado”, disse a empreteca que almeja melhorar a vida da população.

Uma turma com várias “Anas”. A Ana Pinheiro empreende com a J.A Serviços e encontrou no Empretec a chance de transformar o pensamento e a timidez em coragem e a como enfrentar os desafios do dia a dia.

A experiência é literalmente única e transformadora. No início as coisas pareciam não se encaixar, e quando vi, as coisas já começaram a se encaixar, e quando chegava em casa começava a refletir de uma forma em que via onde estava certa ou errada, contou.

Ana Pinheiro, empreendedora.

Entusiasmo e alegria contagiaram a Pedro Cardoso e equipe. A frente do Cazarão Concept, empresa há 22 anos de mercado no segmento de móveis e decoração de alto padrão em Roraima, o jovem empreendedor conduz o negócio da família e afirmou que a responsabilidade aumenta pela empresa ter nome e referência. “O Empretec me ajudou muito, as expectativas foram muito mais do que atendidas e eu recomendaria a todos que eu conheço”, contou.

Pedro Cardoso, empreendedor.

As mudanças no Empretec vieram para ficar, afirmou a gestora Estadual do Empretec, Núbia Ribeiro.

Estou muito feliz porque o impacto foi muito positivo para o Sebrae e para os empreendedores também.

Gestora Estadual do Empretec, Núbia Ribeiro.

Os interessados em conhecer sobre o Empretec podem procurar o Sebrae Roraima, edifício Airton Dias, na rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771, bairro São Francisco ou na Loja do Sebrae.

Próximo encontro: Empretec Delas

De 11 a 16 de março, no Edifício Airton Dias do Sebrae Roraima, ocorrerá a imersão Empretec Delas, direcionada ao público feminino. Para acompanhar as empreendedoras ou mulheres interessadas em abrir o próprio negócio, o Sebrae disponibilizará duas facilitadoras para aplicação do programa. As inscrições estão disponíveis na Loja do Sebrae RR.