ASN RR
Compartilhe

Sebrae/RR sensibiliza empreendedores da importância do Fluxo de Caixa

Ministrada por Jailma Cordeiro, a Oficina reforçou o cuidado com as finanças da empresa para a saúde do negócio
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Ministrada por Jailma Cordeiro, a Oficina reforçou o cuidado com as finanças da empresa para a saúde do negócio.

Para ajudar os empreendedores a gerir melhor a vida financeira, o Sebrae/RR promoveu nesta quinta-feira, 22, a oficina Fluxo de Caixa, no Edifício Airton Dias. Conceitos como pró labore, capital de giro e ponto de equilibro foram abordados pela facilitadora Jailma Cordeiro.

Sensibilizar o empreendedor da importância de cultivar a saúde financeira pessoal e da empresa é o ponto chave para que o empreendimento cresça e desenvolva de maneira eficiente e segura.

Uma das dificuldades presentes em quase todas as empresas é não conseguir fazer essa separação do que é pessoa jurídica e pessoa física. A gente prima pelo controle e disciplina, porque a partir desse registro da movimentação financeira diária deles, vão poder saber se o negócio é lucrativo ou não. Assim, eles vão saber se têm lucro no final do mês ou prejuízo, e a partir dessa informação terão como fazer um planejamento mensal/anual, esclareceu Jailma.

Facilitadora Jailma Cordeiro.

Os cerca de 20 participantes estavam atentos em busca de aprenderem a se organizarem e alcançarem suas metas financeiras. As irmãs Elis e Fran Sampaio não perderam a oportunidade de buscar conhecimento. Ambas são empreendedoras a 4 anos.

A Elis atua no ramo da beleza, mas sempre teve dificuldade quando o assunto é organizar as finanças. Há cerca de três meses de um novo passo em seu negócio, saiu do atendimento em sua residência e decidiu alugar um ponto comercial.

Não conseguia sair do vermelho, quando eu estava reestruturando, pegava e caía de novo. Então eu falei, estou errando alguma coisa, preciso ir fazer esse curso. Percebi que estava errando na questão de misturar contas pessoais com o da minha empresa. Aqui de cara vi que é isso que me faz ficar no vermelho, então vou corrigir isso, compartilhou Elis

Já a outra irmã, Fran, tem uma loja de roupa femininas. Apesar de ter afinidade com os conceitos apresentados, na hora de colocar em prática é que o desafio aparece. Assim como Elis ela percebeu que precisa de uma conta de pessoa jurídica para se organizar melhor.

Achei muito importante essa oficina porque abre mais a nossa mente. Eu vim pra fixar esses conceitos melhor, mas percebi que estou pecando muito em relação a contas pessoais e da empresa. As pessoas pensam que ser empresário é fácil, mas a gente tem que pensar em tanta coisa, investimento, ter paciência, saber atender nossos públicos, abrange muita coisa, desabafou a empreendedora.

As irmãs Elis e Fran Sampaio.

Nesta semana, o Sebrae/RR apostou em munir os negócios roraimense com conhecimento sobre a área financeira. A analista técnica do Sebrae/RR Fernanda Baena pontuou que essa é uma estratégia para no orientar os participantes no passo a passo para garantir o investimento junto às instituições financeiras, mas de maneira assertiva, além de melhorar a saúde financeira dos negócios em Roraima.

No ano passado fizemos uma busca ativa por meio dos nossos consultores e detectamos a necessidade dos empresários no controle financeiro, e muito procuram também o acesso ao crédito, principalmente depois do final do ano. Trabalhamos a consultoria e entramos agora com as oficinas para prepará-los, e a partir disso possam de fato receberem o crédito, pontuou Baena.

No dia anterior, 21, uma oficina de Acesso ao Crédito Simplificador foi realizada.