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Oficina do Sebrae Roraima auxilia empreendedores a percorrer os caminhos seguros do crédito simplificado

Participaram empreendedores em busca de conhecimento seguros sobre captação de recursos
Por Sebrae/RR
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Tirar o sonho do papel de empreender ou aumentar os negócios depende de fatores como coragem, organização, planejamento e aporte financeiro. Para auxiliar empreendedores locais, o Sebrae Roraima desenvolveu na noite desta quarta-feira (21), no Edifício Airton Dias, no bairro São Francisco, a oficina “Acesso ao Crédito Simplificado”.

O primeiro a chegar foi o contador autônomo Wesley Carvalho. A principal motivação pela capacitação foram as dúvidas dos clientes, principalmente MEIs (Microempreendedores Individuais), em fase inicial de negócio que necessitam de financiamentos bancários.

Muitos vêm com esse anseio de saber como funciona a questão de como os bancos avaliam a capacidade econômicas e vim para conhecer e levar esse serviço para eles, levar assessoria, consultoria. explicou.

Wesley Carvalho, contador autônomo.

O microempreendedor do ramo de acessórios para celular Adenilson Lima está há dois anos no mercado.

Como estamos no começo, estamos em busca de crédito para alavancar a nossa área, pois quando somos pequenos nós temos dificuldade com crédito e vim para ver a melhor forma de como conseguir crédito. disse.

Adenilson Lima, microempreendedor.

No decorrer da oficina, os participantes interagiram e compartilharam experiências de vida (e de negócios), os erros e acertos quando se pensou em investir. O assunto ganhou “forma” quando discutiu-se a diferença do empresário versus pessoa física, pois há quem não consiga diferenciar os gastos da empresa com pessoal, e usa os recursos da empresa para usos próprios.

Na oficina “Acesso ao Crédito Simplificado” os participantes receberam orientação para aquisição de crédito, planejamento financeiro, noções básicas sobre fluxo de caixa, ciclo financeiro e operacional, comportamento diante de clientes e fornecedores, critérios para avaliação de crédito, modalidades, capital de giro, entre outros.

A condução do encontro ficou com a consultora do Sebrae Kelia Milhomem. A profissional destacou os principais pontos considerados importantes para seguimentos das empresas e obter sucesso na aquisição de créditos.

A empresa precisa focar para que ela chegue a uma instituição de crédito e consiga uma linha de acordo com o perfil dela, abordar os controles financeiros, da capacidade de pagamentos que as empresas precisam ter para que elas não consigam uma linha de crédito e desviem as finalidades, adquiram uma despesa e se enrolem na hora de pagar as parcelas. orientou Kelia, principalmente no que diz respeito a organização e planejamento.

Consultora do Sebrae/RR, Kelia Milhomem.

Na rotina de trabalho como consultora, Kelia já se deparou com situações diversas em que empresas tiveram créditos negados por instituições financeiras.

Uma das maiores ressalvas que as empresas têm é a questão de endividamento e com coisas básicas. Os MEIs, por exemplo, com DAES por ser valor pequeno eles acabam deixando as dívidas e se tornam bolas de neve e as instituições exigem que as empresas estejam com CNPJ ‘ok’, com CPF ‘ok’. lembrou.

A consultora explicou que as instituições financeiras estão mais maleáveis. “Hoje as agências estão muito abertas e o Sebrae tem parceria com instituições bancárias buscando meios de ajudar esse empresário que precisa de recurso para impulsionar o negócio, com ajuda e orientação”, frisou Kelia.

Conforme a analista do Sebrae Fernanda Baena, a oficina é uma das condicionantes para facilitar o acesso do empreendedor aos créditos em instituições financeiras.

No fim do ano eles nos procuram por estarem sobrecarregados com os encargos sociais, despesas para pagar e geralmente no início do ano eles estão com movimento mais fraco e as vezes eles precisam de um fôlego e é quando eles precisam de crédito, de financiamento.complementou.

Fernanda Baena, analista do Sebrae/RR.

Jornada

Nesta quinta-feira (22), o Sebrae Roraima promoverá a Oficina Fluxo de Caixa na Prática, a partir das 18h30 no Edifício Airton Dias, na rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771, no bairro São Francisco. As inscrições ocorrem pela Plataforma Loja Sebrae RR e o investimento é de R$ 30 reais.

Considerado “o coração da empresa”, conhecer as técnicas eficientes sobre o que é e para o que serve o Fluxo de Caixa e entender como funciona o Capital de Giro é importante para manter o negócio vivo e longe das dores de cabeça financeira.