Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RR Atualização
Compartilhe
ASN RR Atualização
Compartilhe

O Sebrae alcança novamente o topo das mentes dos brasileiros quando o assunto é empreendedorismo, gestão de empresas e defesa dos interesses dos pequenos negócios.

De acordo com a Pesquisa de Avaliação da Imagem Sebrae junto à Sociedade, realizada pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional em parceria com a Unidade de Comunicação, a instituição é citada espontaneamente por 40% dos participantes da pesquisa quando se trata de empreendedorismo no Brasil, 42% na defesa dos interesses dos pequenos negócios e 24% no apoio à gestão de empresas.

A sociedade avalia o Sebrae com uma nota de imagem muito positiva, alcançando 8,7 numa escala de 0 a 10. Essa pesquisa, conduzida há 13 anos pelo Sebrae, conta com uma amostra representativa de 7,8 mil brasileiros de todos os estados do país, proporcionalmente.

Outros dados revelam a relevância do Sebrae perante a sociedade: 40% dos participantes da pesquisa lembram da instituição quando se trata de empreendedorismo no Brasil, e 43% a mencionam como defensora dos pequenos negócios. Além disso, o índice de imagem junto à sociedade, aliado ao índice de imagem junto aos pequenos negócios, são indicadores do Programa de Gestão da Marca.

Segundo Jamile Guerra, gestora nacional da marca Sebrae, esse é o índice mais alto desde 2016, o que reflete os esforços coletivos dos colaboradores. A pesquisa destaca alguns atributos da marca percebidos pelos entrevistados, como grande contribuição para o país (97%), credibilidade (95%) e ética (91%).

Roraima se destaca entre os estados, ocupando posições de liderança em diversas categorias:

Promoção ao empreendedorismo: Roraima (55%), ao lado de Maranhão e Alagoas.

Apoio à gestão de empresas: Roraima (37%), seguido por Minas Gerais e Acre.

Defesa dos interesses dos pequenos negócios: Roraima (57%), acompanhado por Acre e Rio Grande do Norte.

A pesquisa também revela que o conhecimento sobre o Sebrae é principalmente obtido através de notícias (77%), TV (73%) e redes sociais (73%). Entre os entrevistados, 47% associam a atuação do Sebrae a uma escola, remetendo à percepção de conhecimento e aprendizado.

O orgulho de pertencer ao Sebrae é destacado como uma importante conquista da marca, junto a outras alcançadas no ano de 2023, como a 6ª colocação entre as marcas mais fortes no ranking da global Brand Asset Valuator (BAV) e o reconhecimento pelo INPI como marca de alto renome.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas