ASN RR Atualização
Compartilhe

Artesanato de Roraima é apresentado em Salão do Turismo na capital do Brasil

De 15 a 17 de dezembro, Sebrae/RR marca presença na maior vitrine dos destinos turísticos brasileiros
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Analista da Unidade de Competitividade Empresarial e Gestor do Projeto Turismo – Yule Brasil, e a Presidente do SINDEARTER/RR – Suellen Campos.

A diversidade e a riqueza do turismo nacional são destaque no Salão Nacional do Turismo, que começa nesta sexta-feira (15) e vai até domingo (17), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Após 12 anos, o evento volta a apresentar todo o potencial do segmento, que após a pandemia da Covid-19 se transformou para atender ao perfil do novo viajante. O Sebrae é um dos correalizadores desta 7ª edição, junto com o Ministério do Turismo (MTUR), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Como uma grande vitrine dos destinos turísticos brasileiros, o Salão Nacional do Turismo vai mostrar o que há de melhor na cultura, história, gastronomia e belezas naturais do país para o público nacional e estrangeiro. No espaço de 25 mil m² do estádio, será montada uma estrutura dividida em cinco áreas temáticas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A expectativa é que 30 mil pessoas circulem por lá durante os três dias do evento.

Com apoio do Sebrae, os visitantes terão a oportunidade de conhecer como o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo nacional.

O turismo é o 2º maior gerador de empregos no Brasil, atrás somente da construção civil. Apenas para se ter uma ideia, em outubro, o turismo brasileiro criou 20,7 mil empregos com carteira assinada. Neste contexto, o Sebrae que é a sexta marca mais forte do país, atua para capacitar os pequenos negócios que giram em torno do segmento. Além disso, o brasileiro voltou a aquecer o turismo interno, movimentando as pousadas, hotéis e os restaurantes. Tudo isso representa novas oportunidades, geração de negócios e permite girar a economia local. Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Novo olhar para o Turismo Nacional

Com uma rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) por quase todo o Brasil, o Sebrae tem auxiliado os destinos brasileiros a descobrirem novas vocações para o turismo, a partir do atendimento das demandas e necessidades dos pequenos negócios, tornando-os mais competitivos.

A iniciativa tem contribuído para ampliar, capacitar e conectar rotas, produtos e roteiros turísticos. Em pouco mais de um ano, já são 200 territórios de 20 unidades federativas, em mais de 600 municípios impactados pela atuação desses agentes.

Os visitantes do Salão também terão a oportunidade de conhecer peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae), com produções representativas de todos os estados e do DF. Essa é a primeira vez que parte do acervo ficará exposta fora do Rio de Janeiro, onde está a sede do espaço.

Além disso, quem passar pelo evento conseguirá fazer uma imersão no futuro, conhecer novas tendências do segmento e explorar os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Em área exclusiva, será possível entender como esse novo conceito tem transformado viagens em experiências memoráveis, a partir de uma perspectiva inovadora, criativa, tecnológica do Turismo, pautada pela sustentabilidade e acessibilidade.

Roraima mostrando seu potencial artesão

Como iniciativa para apresentar os diferenciais artísticos dos artesãos Roraimenses, o Sebrae Roraima participa do estande de artesanatos do Brasil, com gestão do Projeto de Turismo-RR. Na exposição e comercialização, participa em parceria do Sebrae/RR o Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do Estado de Roraima – SINDEARTER/RR.

Os responsáveis pela exposição do estande “Artesanatos do Brasil” pelo Sebrae/RR são o analista da Unidade de Competitividade Empresarial e Gestor do Projeto Turismo – Yule Brasil, e a Presidente do SINDEARTER/RR – Suellen Campos. O espaço expõe peças de artesanato dos povos indígenas etnias: Wai-Wai, Taurepang, Yanomami, Warao e Ye’kuana.