Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN RR 13/07/22 às 11:10 Atualização 13/07/22 às 11:46
Compartilhe
ASN RR 13/07/22 às 11:10 Atualização 13/07/22 às 11:46
Compartilhe
Vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima, Silvio Carvalho, abrindo o evento comemorativo local.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) completou 50 anos de criação neste 5 de julho de 2022 com evidência de sucesso e, consequentemente, mudança na vida de milhares de pessoas. Sejam elas colaboradores ou clientes.

A data foi comemorada simultaneamente em todo o Brasil e claro que Roraima não ficou de fora. Pelo menos 100 colaboradores do estado se reuniram para acompanhar a live do evento nacional, ocorrido em Brasília, em que homenageou figuras importantes da história do Sebrae e, também, recebeu palavras de carinho de pessoas de todas as regiões do país.

A superintendente do Sebrae Roraima, Luciana Surita, destacou que o Sebrae, ao longo da sua trajetória, transformou a vida de milhões de brasileiros que movimentam a economia do país.

“E nós fazemos parte desta história, porque há mais de três décadas aqui em Roraima, o Sebrae tem sido o parceiro, o amigo e o principal apoiador dos pequenos negócios. Isso porque, cada um de nós dedica amor e compromisso a tudo o que faz, buscando oferecer o melhor com qualidade, inovação e foco na satisfação dos clientes”, iniciou.

Ela ainda pontuou o papel do Sebrae na sociedade roraimense. “Seja nos grandes eventos, nas consultorias, capacitações, na formalização dos empreendedores, no apoio para acessar o crédito ou no ambiente das políticas públicas, o Sebrae sempre se propõe a proporcionar transformações positivas e resultados impactantes”, disse.

A diretora Técnica do Sebrae Roraima, Dorete Padilha, reforçou a importância de “renovar os votos” com a casa.

“Neste momento em que comemoramos 50 anos, é super importante agradecê-los. Eu convido a cada um de vocês para que nós possamos renovar nossos votos com o Sebrae. Que possamos olhar para tudo que vivemos e possamos ter uma perspectiva de futuro. De fato, essa instituição me faz melhor como ser humano e como profissional”.

O evento deste ano trouxe o tema “50+50: Construir o futuro é fazer história”. Com a chegada do cinquentenário, o Sebrae estimula as pessoas a se perguntarem: “o que você espera do Sebrae nos próximos 50 anos?”.

História do Sebrae

À princípio, a instituição foi inaugurada como o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa (Cebrae), e era um órgão do governo federal, vinculado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, o BNDE, hoje BNDES.

“Foi um começo modesto no tamanho, mas com desafios gigantescos pela frente. A primeira sede funcionava numa sala no centro do Rio de Janeiro”, informou o Sebrae.

Em 1990, passou a ser escrito com S, de Serviço. “O Sebrae está consolidado como um dos principais esteios do desenvolvimento do Brasil. Sua atuação ao longo deste período conquistou um legítimo reconhecimento como propulsor do empreendedorismo”.

Atualmente, com ajuda do Sebrae, os pequenos negócios representam nada menos que 29,5% da riqueza que se produz no país, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB).

O Sebrae em Roraima

Em 1990 iniciou a história do Sebrae em Roraima. Quem lembra bem dos primeiros passos é a dona Maria Ivete, uma das primeiras funcionárias da casa. Ela fez parte da família por dez anos, de 1991 a 2001, e relembra com carinho o tempo em que era da equipe.

“Anteriormente em Roraima, o Sebrae era conhecido como Centro de Assistência Gerencial (CEAG). Como contadora, fui chefe do setor de Contabilidade”, contou.

Para ela, foi importante para os empresários da época e continua desempenhando um papel fundamental para a sociedade até hoje.

“Começamos no início do Sistema. Era tudo muito novo, ninguém conhecia nada. Então fomos crescendo juntos e pudemos contribuir com os empresários da época. Fazíamos as mesmas atividades como palestras e orientações, por exemplo. O Sebrae foi muito importante para o desenvolvimento do estado, contribuindo com as empresas. O trabalho foi muito importante e continua sendo”, destacou.

Outra funcionária que faz parte da equipe até hoje é a Oridete Ramalho, carinhosamente conhecida como Detinha. Ela completou 30 anos de Sebrae e atualmente é gerente da Unidade de Gestão Estratégica.

“O Sebrae é uma escola que dá grandes oportunidades e eu vejo que eu pude aproveitar todas elas. Fazer parte dessa construção, desse desenvolvimento, de cada ação que o Sebrae faz, da realização de cada sonho do empreendedor, é muito gratificante”, celebrou.

Detinha ressalta, ainda, a importância do Sebrae para a melhora de vida das pessoas. “O Sebrae é fundamental porque quando se ajuda uma pequena empresa ou ajuda um empreendedor a realizar o sonho, se gera emprego, gera o desenvolvimento do seu estado e, consequentemente, estando em todos os estados, o Sebrae desenvolve o país”, exemplificou.

“Eu sempre digo que enquanto puder contribuir com o desenvolvimento do meu estado, por meio do Sebrae, sempre será gratificante. E eu estarei aqui todos os dias com a mesma felicidade como se fosse o primeiro dia que eu comecei a trabalhar”, concluiu.

Sebrae lança novidades

Durante o evento que comemorou os 50 anos do Sebrae, em Brasília, o presidente Carlos Melles destacou a trajetória da instituição. “Os pequenos negócios fazem o Brasil gigante! O segredo do sucesso do Sebrae é servir bem, com muito conteúdo e metodologia inovadora”, enfatizou.

Um dos momentos da comemoração foi o lançamento do Canal Empreendedor, uma plataforma de TV que já está no ar e tem a programação voltada ao empreendedorismo.

Esta é uma parceria com a Newco, produtora do grupo Bandeirantes. “O veículo fica disponível 24 horas, todos os dias da semana, no canal 605 da Vivo, com possibilidade de acesso via internet, aplicativos e outros meios digitais do Sebrae”, informou o Sebrae.

O presidente ainda destacou que esta é uma grande conquista para o Sebrae. “É tanto conteúdo que precisa ser compartilhado com todos! O que o Sebrae faz é transformador e realizador de sonhos de milhões de brasileiros”, finalizou.

 Diretora Superintendente do Sebrae/RR, Luciana Surita e o Vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RR, Silvio Carvalho, no evento de comemoração dos 50 anos.
 Diretora Superintendente do Sebrae/RR, Luciana Surita.
 Diretora Técnica do Sebrae/RR, Dorete Padilha.
 Colaboradoras na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradores na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradora na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradores na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradora na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaborador na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradora na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradora na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradoras na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
 Colaboradoras na comemoração dos 50 anos do Sebrae/RR.
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas