Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN RR 13/07/22 às 10:56
Compartilhe

Prefeitos de Roraima participam da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Por Ascom Sebrae/RR
ASN RR 13/07/22 às 10:56
Compartilhe

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor chegou à 11ª edição em 2022 e contou com a participação de prefeitos de Roraima como finalistas, além da equipe do Sebrae Roraima. O evento ocorreu no dia 28 de junho na sede do Sebrae Nacional em Brasília.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima, Almir Sá, destacou a importância do programa para a sociedade.

“Esse é um programa do Sebrae de muita valia porque estimula o empreendedorismo nos municípios. É a busca de políticas públicas e de excelência de gestão. Tudo que nós, cidadãos, queremos é que os nossos governantes façam gestão de qualidade. E o Sebrae tem esse papel de estimular e premiar os melhores prefeitos. É o caminho na busca da excelência de gestão”, acrescentou.

A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae Roraima, Nuberlândia Ribeiro, pontuou ser de suma importância aos municípios de Roraima a realização desses projetos.

“A participação no Prêmio estimula os prefeitos a promoverem ainda mais ações e projetos mais exitosos, acarretando na geração de emprego e de renda, e com certeza fortalece também a rede de contato deles, uma vez que eles puderam conhecer novas práticas também de outros municípios do nosso país”, exemplificou.

De Roraima, participaram os prefeitos finalistas da etapa estadual Joner Chagas, de Bonfim, pela categoria Sala do Empreendedor; James Batista, de São Luís, pela categoria Compras Governamentais; Leandro Pereira, de Rorainópolis, com as categorias Empreendedorismo na Escola e Cidade Empreendedora; o vice-prefeito Cássio Gomes, de Boa Vista, representou a capital na categoria Marketing territorial e setores econômicos; além da secretária de Meio Ambiente de Mucajaí, Luzinete Mesquita dos Anjo, representou o município com a categoria Inovação e Sustentabilidade.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, que também é presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), reforçou que participar da premiação nacional foi uma grande oportunidade para todos.

“Tivemos a oportunidade de representar o estado de Roraima, juntamente com o Sebrae. Apesar de não termos recebido o prêmio, estamos muito gratos pela oportunidade que tivemos de participar da etapa nacional. Também agradeço muito à equipe do SEBRAE”, disse.

Prefeitos de Roraima finalistas

A etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ocorreu em maio e premiou cinco prefeitos de municípios de Roraima. Com a vitória, eles puderam concorrer à etapa nacional do Prêmio.

O evento, por sua vez, leva em consideração projetos desenvolvidos por meio do programa Cidade Empreendedora, criado pelo Sebrae com a proposta de estruturar ações de fomento ao empreendedorismo, promovendo a transformação dos municípios por meio do desenvolvimento territorial.

Confira os projetos dos prefeitos de Roraima:

·       O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, foi finalista nas categorias Educação Empreendedora e Cidade Empreendedora com os projetos “Desenvolver Competências Empreendedoras” e “Transformar Rorainópolis em uma cidade empreendedora”;

·       O prefeito de São Luís, James Batista, foi finalista na categoria Compras Governamentais com o projeto “Utilização do pregão eletrônico – gerando economicidade”;

·       A prefeita de Mucajaí, Dona Nêga, foi finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade com o projeto “Melhorar a renda de agricultores familiares da Comunidade dos Sonhos – Feijão Caupi”;

·       O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, foi finalista na categoria Sala do Empreendedor com o projeto “Facilitar atendimento aos pequenos negócios no município”;

·       O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, foi finalista na categoria Marketing territorial e Setores Econômicos “Polo da batata doce da vicinal 2 – Assentamento Nova Amazônia 1”.

VENCEDORES DO XI PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

Durante a cerimônia, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, anunciou os vencedores da edição 2022.

O prefeito Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT) venceu a categoria Compras Governamentais com o projeto Empreende Guarantã.

Já na categoria Inovação e Sustentabilidade, o vencedor foi o prefeito Herberlh Mota, de Baturité (CE), com o projeto Circula Baturité.

Por Desburocratização, o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), venceu com o projeto Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada.

Em Marketing Territorial e Setores Econômicos, Rômulo Rippa de Paulista (SP) venceu por meio do projeto Porto Ferreira – Cerâmica de Procedência

Na categoria Empreendedorismo na Escola, a vencedora foi a prefeita Linielda Nunes Cunha, de Matinha (MA), com o projeto Educar para Empreender.

O prefeito José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB), venceu na categoria Sala do Empreendedor com o projeto As Casas do Empreendedor transformando Queimadas.

Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR) venceu a categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal pelo projeto SRI NP – Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro.

Os prefeitos dos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Bráz contam como participantes do projeto.

Por fim, o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS) venceu a categoria Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste com o projeto Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação.

Na Região Nordeste, o vencedor foi o prefeito Renato Rezende Rocha Filho, de Pilar (AL) com Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora.

Pela Região Norte, José Renato Ogawa Rodrigues de Barcarena (PA) vencei com o projeto Barcarena Business.

Axel Schmidt Grael foi o vencedor da Região Sudeste com o projeto Niterói Empreendedora: Cidade de Oportunidades.

Na Região Sul, o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, venceu com o projeto Rio do Sul – Capital de Oportunidades.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas