Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN RR 01/08/22 às 11:31 Atualização 01/08/22 às 11:32
Compartilhe

Há dez anos a prática de boas-vindas aos novos colaboradores ajuda no processo de integração

Por Ascom Sebrae/RR
ASN RR 01/08/22 às 11:31 Atualização 01/08/22 às 11:32
Compartilhe

A prática de Integração de Novos Colaboradores foi criada no Sebrae Roraima há pelo menos 10 anos, com o intuito de apresentar a estrutura do Sebrae ao novo colaborador. Ao longo desses anos, a ideia passou por melhorias constantes até chegar no modelo utilizado atualmente.

Essa prática é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) e coordenada pelo gerente do setor e duas analistas. Tanto novos funcionários quanto estagiários são atendidos pela prática.

A analista técnico da Unidade, Ana Paula Rebelo Viana, explica que existe um momento que antecede o encontro, que são os preparativos para receber os novos integrantes da Instituição.

“Organizamos os materiais e as apresentações. Fazemos cards orientando-os sobre o exame admissional, sobre a programação e, também, solicitamos a autorização para criação de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp”, acrescentou.

Em seguida, acontece o momento da Integração, propriamente dito, que ocorre no primeiro dia de trabalho do novo colaborador.

“Durante esse evento nossa Diretoria dá as boas-vindas. Em seguida, apresentamos nosso propósito, valores e visão, além de toda a essência do Sebrae desde o organograma ao contexto legal”, destacou.

Além disso, são apresentados aos novos integrantes a Universidade Corporativa, o Projeto de Sustentabilidade, as conquistas institucionais, benefícios fixos e flexíveis, o Programa de Qualidade e Bem-Estar no trabalho que contempla o atendimento Nutricional, Psicológico, Massagem e Ginástica Laboral. Participa deste momento, ainda, a Ouvidoria da instituição que apresenta o Código de Ética.

A metodologia dessa integração é fechada com a apresentação do Plano de Atividades, que é um documento demonstrativo de metas funcionais, ativo desde 2020. Neste documento, são inseridas as metas que serão realizadas em 30, 60 e 90 dias, exceto para novos estagiários.

“Após essas etapas, é iniciado o acompanhamento do novo colaborador pelos 90 dias. Realizamos um encontro de 30 dias e durante este encontro o novo colaborador apresenta sua planilha de metas e o que já foi realizado nos primeiros 30 dias. Já nos 60 dias ele entrega um relatório descrevendo esse período e as metas atingidas, inserindo inclusive inovações que podem ser implementadas na unidade na qual atua. Então, ao completar 90 dias, realizamos nosso último encontro, no qual o novo colaborador faz uma apresentação em power point relatando o aprendizado destes três meses”, exemplificou a analista.

Como resultados da prática de Integração de Novos Colaboradores destacam-se as melhorias nos processos de gestão, diminuição da burocracia e inovação nas ações.

Novos colaboradores na integração.
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas