Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN RR 02/08/22 às 10:59
Compartilhe

Caravana de Roraima participa do ‘Transformar Juntos’, iniciativa do Sebrae que aproxima o empreendedor do poder público

Por Ascom Sebrae/RR
ASN RR 02/08/22 às 10:59
Compartilhe

Fomentar o empreendedorismo em todo o Brasil desburocratizando a união entre a iniciativa privada e o poder público, é o objetivo do “Transformar Juntos”, evento promovido pelo Sebrae entre os dias 26 e 28 de julho no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

Um grupo de 37 pessoas de Roraima, com representantes de 14 municípios, participou do encontro que reuniu atores de diversas áreas que estimulam a inovação.

A gerente da Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Roraima, Núbia Ribeiro, liderou a equipe roraimense que contou com a participação de membros da Junta Comercial, Ministério Público de Roraima, Comissões Permanentes de Licitações (CPL) dos municípios e prefeituras.

“Está sendo muito rico, além disso conhecer experiências exitosas de outros municípios e estados como Minas Gerais, São Paulo, estados da região Norte e de várias regiões do nosso país, foi enriquecedor”, declarou.

O Transformar Juntos agrega a 10ª edição do Brasil Mais Simples, que trata de estratégias para a modernização do ambiente de negócios no país; e a 9ª edição do Fomenta, que é voltado para a inserção das micro e pequenas empresas no vasto mundo das compras governamentais.

Foram promovidos debates, palestras nacionais e internacionais e experiências, gerando oportunidade de conexão com os principais parceiros de governo e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao empreendedorismo.

Entre os temas estão: modernização do sistema de compras públicas do governo federal, o compras.gov.br, incluindo um aplicativo que colocou o mercado da compra pública na palma da mão dos empresários; legislações e normas que prevêem a participação das MPE nas compras públicas, com destaque para a nova lei de licitações; atuação dos órgãos de controle; medidas de simplificação da legalização de empresas urbanas e rurais; transformação digital dos serviços e processos da administração pública; tecnologias e inovações; e boas práticas de compras governamentais.

“Na parte de desburocratização trabalhamos o processo de simplificação com os órgãos envolvidos como a Junta Comercial, Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária e órgãos de meio ambiente nas três esferas. Também trabalhamos o ‘Brasil Mais Simples’ e o ‘Fomenta’. O Fomenta atua na parte de compras públicas, tanto para o poder público, quanto para os empreendedores. Eles vão implantar tudo o que aprenderam em seus respectivos municípios”, detalhou Núbia.

Transformar Juntos 

O Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do Ministério da Economia, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

O evento possibilitar a aproximação entre fornecedores e compradores de órgãos públicos e conta com uma Arena de Oportunidades com a presença do Banco do Brasil, Petrobras, Correios, Serpro, Forças Armadas (Exército e Aeronáutica), Embrapa, DNIT, Conab, Ministérios da Saúde, Economia, Justiça e da Ciência, Tecnologia e Inovações; Fiocruz, Secretaria de Governo da Presidência da República, FNDE e Caixa.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas